A moda e a Odontologia

 

 

Olá leitores,

Nós dentistas somos uma espécie esquisita e desafio que me convençam do contrario.

A grande maioria de nós vai passar toda vida profissional enfornados entre quatro paredes de cores sóbrias com equipamentos e utensílios sem nenhum glamour, mas muito se engana quem acredita que a moda não nos atinge.

A Odontologia, que inicialmente era dominada por homens estava limitada a salas escuras com colegas de paletós e gravatas.

Com o passar do tempo o uso de aventais passou a ser mais comum e os uniformes eram usados apenas pelas atendentes.

Mais um salto no tempo e passamos a utilizar o branco que nos empresta um ar de higiene e limpeza, além de denunciar mais fácil quando a roupa está suja. Mas com o domínio feminino da profissão isso estava com os dias contados. Na minha época de faculdade a única exigência era que a roupa fosse branca.

A foto do post é do ano de 1988 ou 1989 e foi tirada durante uma clinica de dentistica. Além do cabelo solto, minha roupa era um macacão de frente única e que não cobria a perna toda. Nos pés eu tinha uma sandália aberta. Mas pelo menos era tudo branco. 😛

De uns anos para cá a norma passou a ser o uso de jalecos, de preferência de mangas compridas e punhos e claro, de tecido leve, porque né?

A biossegurança deve ser o foco e neste caso eu acho que a moda nos tirou um pouco do bom senso.

Quem frequenta feiras e congressos está acostumado a ver o aglomerado de colegas em frente aos stands de jalecos e até poucos anos atrás a escolha se dava por pequenos detalhes coloridos nas golas e botões. Nessa época começaram a surgir também os gorros coloridos. Eu segui esta moda.

Há questão de dois ou três anos a moda invadiu a Odontologia. Cores, tecidos, estampas e modelos, mas eu particularmente acho que por vezes exageram em detalhes. Meio que desconsideram o fato de que detalhes são ótimos esconderijos para sujidades.

Mas o start para este post foi a chegada ao mercado dos modelos em Neoprene FunMask, um tecido que é impermeável, não amassa, não esquenta no calor, mantém a temperatura no frio e maravilha das maravilhas, não mancha (nem com hipoclorito nem com fixador).

Parafraseando Zeca Pagodinho ‘Nunca vi nem provei eu só ouço falar’ mas acho que esse é ~tendência~ Hahaha!

É claro que a moda está na Odontologia também nas cores e materiais das cadeiras e equipamentos, nos designs ergonômicos, etc. Mas é nos jalecos que ela se faz mais visível.

Que venham agora os sapatos confortáveis e mais bonitos, porque com o tempo todos acabamos por nos render aos Crocs. Eu ainda resisto bravamente.

Abraços.

Published in: on 27 de outubro de 2017 at 08:30  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2017/10/27/a-moda-e-a-odontologia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário