Célia Maps

 

Olá leitor,

A grande maioria de nós tem hoje uma conta nas redes sociais e vinculado a esta uma localização no Google Maps.

Alguém interessado nos seus serviços pode marcar uma consulta pelo WhatsApp e com o auxilio do GPS chega sem problemas, indo a pé, de carro ou de transporte publico.

Mas você imagina como se fazia antigamente (nem tão antigamente assim)?

Uma pessoa indicada ou que conseguisse seu telefone nas Paginas Amarelas que era um Guia de negócios onde quem queria fazia anuncios pagos e que era distribuido a cada dois anos para os assinantes da Telesp (Companhia Estatal de Telefônia de SP) telefonava, as vezes de um telefone publico para saber como chegar. Os telefones publicos eram alimentados por fichas que mantinham uma ligação por 3min.

Quem atendia o telefone, normalmente uma secretária, muitas vezes desconhecia outras regiões da cidade. Então imaginem a cena:

Uma pessoa liga pra saber como chegar num lugar que não conhece e é orientada por uma pessoa que desconhece o local de onde a outra vem e isso não pode passar de 3 min. Estações de metrô, linhas de ônibus, pontos de descida e pontos de referência. Em TRÊS MINUTOS.

Ah claro, quem ia de carro  bastava ter um Guia de Ruas e uma pessoa do lado  mandando entrar a direita ou a esquerda e torcendo para que a sua versão do guia fosse recente e que não tivesse sido alterada a mão de direção das ruas.

Eu, numa fase dessas tive o capricho de fazer um mapa a mão com o caminho vindo de um bairro mais central e que mostrava as vias principais, um pouco mais caprichado que este que ilustra o post. Deixava esses mapas no consultório dos indicadores. Facilitava muito.

Hoje você antes de sair diz “Ok Google”, fala o endereço que quer e dá um “IR”. Seja a Siri, a moça do Google ou a do Waze ou ainda a voz personalizada que você escolher te diz não só como mas também quanto tempo demorará a chegar.

É, os tempos mudaram, e muito!

Published in: on 31 de março de 2018 at 09:19  Deixe um comentário  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2018/03/31/celia-maps/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: