Controle da umidade

 

Olá leitores,

Na Odontologia atual não se concebe a ideia de fazer procedimentos restauradores ou endodonticos sem um isolamento.

Na endodontia a preocupação é principalmente manter o campo livre de contaminação além de evitar acidentes com os instrumentos como deglutição ou aspiração (Deus nos livre). Na dentística o controle da umidade é responsável pelo sucesso ou insucesso na adesividade dos materiais restauradores.

Mas isso hoje.

Lá atrás, num tempo em que os aspiradores de saliva nem eram parte integrante dos equipamentos odontológicos, esse controle não existia. Durante os preparos e procedimentos o dentista fazia pequenas interrupções para que o paciente cuspisse. As restaurações diretas eram basicamente os amálgamas que não sofriam com a embebição e as endodontias sofriam com tantas dificuldades que a umidade era só mais uma.

No meu tempo de faculdade a regra era o uso do isolamento relativo, com roletes de algodão. Tinha até um posicionador que prendia no queixo, semelhante ao da foto, mas com o detalhe que tinha um tipo de alfinete pra fixar o rolete. Fatalmente o algodão de movia e a ponta do alfinete ficava furando a língua do paciente que, se estava anestesiado, a gente só percebia isso quando tentava descobrir de onde vinha o sangue.

Sabemos que as realidades são diferentes e mesmo hoje em dia muito se usa o isolamento relativo, mas o auxilio do sugador faz toda diferença.

Aproveito aqui para render minhas homenagens aos colegas que trabalham em clinicas ou serviços públicos que nem sempre tem o sugador funcionando.

 

Published in: on 21 de dezembro de 2017 at 11:53  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2017/12/21/controle-da-umidade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: