Eleições CROSP

Desde que ingressamos na faculdade de Odontologia e até os últimos dias de exercício da profissão estaremos ligados firmemente aos CRO (Conselho Regional de Odontologia) do estado onde escolhemos trabalhar.

Temos que registrar o diploma junto ao órgão que emite a carteira que nos dá o direito ao exercício legal da profissão.

Tão certo quanto o hipoclorito vai cair na única parte colorida do seu jaleco é a chegada do boleto da anuidade logo nos primeiros dias do ano.

Na próxima sexta feira, 10/02, vai ocorrer a eleição no CROSP para ao biênio 2017/2019.

Pela primeira vez a votação será feita pela internet mediante o uso de uma senha que foi enviada para o seu email e que validará seu voto. Caso suas informações cadastrais estejam desatualizadas e/ou você não recebeu o email, você deve ir no site do CROSP que tem todas as informações para o pleito.

O voto é obrigatório e não fazê-lo lhe renderá uma multa de R$ 167,84

Mas você sabe qual são as atribuições dos CROs?

Os Conselhos Regionais de Odontologia foram criados em 1964, por Lei Federal (Lei nº 4.324 de 14/04/1964), e constituem uma autarquia, dotados de personalidade jurídica, com autonomia administrativa e financeira, tendo por finalidade a supervisão da ética profissional e a fiscalização do exercício profissional, cabendo-lhes zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Além das funções estritamente legais, os CROs também contribuem com a valorização profissional, promovendo eventos que reforçam a união da classe odontológica e que contribuem para a formação técnica; atuam na orientação a população, através de campanhas de prevenção e informação; fomentam discussões sobre assuntos fundamentais a odontologia, como o ensino nas universidades; trabalham em parcerias com as universidades, buscando aprimoramento na formação do cirurgião-dentista; orientam o profissional no exercício de sua profissão. E, o mais importante, é o guia, do profissional da Odontologia, para conduzi-lo aos caminhos de uma conduta profissional ética, comprometida, responsável e consciente.

O CRO não tem poder de polícia, portanto não é da alçada dele impedir a venda ilegal de apetrechos ortodônticos nas ruas e agir diretamente contra aqueles que ‘instalam’. O CRO não tem poder de polícia.

Você pode concordar ou discordar das decisões e ações tomadas pelos que ‘comandam’ a classe, mas lembre-se, os dirigentes são eleitos por nós. Quem não escolhe permite que escolham por ele.

Abraços.

Anúncios
Published in: on 9 de fevereiro de 2017 at 08:30  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2017/02/09/eleicoes-crosp/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: