Aedes aegypti – DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

A mobilização nacional contra o Aedes aegypti acontece neste sábado (13) em 353 municípios do país. O mosquito, encontrado em todos os estados do Brasil, é o responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Só este ano, até o dia 23 de janeiro, foram notificados 73.872 casos de dengue no país. No mesmo período no ano passado, foram 49.857 casos, aumento de 48%. A situação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que 2015 já foi recordista em casos de dengue: 1,6 milhão de casos no ano todo, maior número desde que começaram os registros, em 1990.

O vírus da zika, que passou a ter transmissão local no Brasil em abril de 2015, já existe em 22 unidades da federação. A preocupação maior, no caso desse vírus, é a associação provável com o aumento de casos de microcefalia no país. Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, já existem 5.079 notificações de suspeita de microcefalia no país.

Já a febre chikungunya, que também chegou recentemente ao país, já teve casos em 12 unidades da federação e, em 2015, teve 20.662 casos notificados. (Fonte G1)

Aproveite a mobilização, tire 15 min. do seu final de semana e dê uma olhada no quintal ou varanda. Eu fiz isso e acreditem, mesmo achando que estava tudo ok, encontrei água parada nas tampas de latas com sobra de tinta. Felizmente não tinha larvas.

A participação da população é de enorme importância, principalmente quando se tem um governo em desgoverno.

Anúncios
Published in: on 13 de fevereiro de 2016 at 13:13  Deixe um comentário  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2016/02/13/aedes-aegypti-dia-nacional-de-mobilizacao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: