CERTIFICADO DIGITAL, você sabe o que é?

 

Oi gente! Vocês estão bem?
Ando meio sumida, mas sempre pensando em algo interessante pra dividir com meus leitores.
O assunto de hoje, mais uma vez é bem contemporâneo.
Vocês sabem o que é Certificado Digital?
Já é conhecida a falta de informação sobre temas administrativos da nossa classe, e quando o tema é funcionário, isso piora.               Durante os últimos nove anos mantive uma recepcionista registrada e quem fazia minha folha de pagamento era o Depto de Serviços Gerais da APCD.
Sempre recolhi os tributos corretamente, pra  quando precisasse dispensá-la ter o mínimo de dor de cabeça.
Mas ainda assim o tive.
Todo funcionário sindicalizado que tem mais de um ano de registro tem que fazer a holomogação da demissão junto ao sindicato e para isso deve-se levar uma série de documentos. É com esses documentos que o funcionário dará entrada no pedido de resgate do FGTS e do Seguro Desemprego.
Claro que nesta hora você já deve ter pago a rescisão e recolhido todas as multas e taxas devidas. Que não são poucas.
E é aqui que entra o tal certificado.
Certificado Digital (CD) é um arquivo que corresponde a um RG digital. É mais ou menos como se vc assinasse e autenticasse via internet.                                                                                                      Ele tem vários usos, mas neste caso, precisamos dele para que o contabilista tenha acesso a Conectividade Social do empregador e possa então liberar os direitos do empregado.
Este Certificado é pago, óbvio, e tem alguns modelos. A validade e a renovação dependem do tipo. Ele é emitido por unidades certificadoras.
Por muitos meses o contabilista me orientou a fazer o meu CD, mas como ele tem validade e eu não tinha necessidade decidi por esperar até quando fosse usá-lo.
Agora, por ocasião da demissão da funcionária precisei dele, então começou o calvário.
Inicialmente a indicação era de que eu solicitasse na CAIXA ECONOMICA FEDERAL.
Agora me indicaram outra certificadora, mas era do outro lado da cidade e eu decidi pela Caixa que tem agência vizinha ao consultório.
O pedido inicial é feito na pagina da Caixa e depois leva-se os documentos até a agência. Fiz isso.
Não tenho paciência nem quero incomodá-los com todo o drama, mas acreditem, foi terrível.
O CD foi emitido com sucesso, mas ocorre que ALGUÈM, não vinculou o meu CEI ao CD, que na prática me impedia de fazer exatamente a única coisa que eu queria, ou seja, acessar a conectividade.
Pra quem não sabe, como empregadores, somos pessoas fisicas equiparadas a pessoas juridicas e devemos ter um registro junto a Receita Federal da CEI (Cadastro Especial do INSS).
Briguei muito com a gerente da Caixaque não sabia o que acontecia.
Ninguém conseguia me explicar porque o CEI não estava no meu CD. Nem o SAC nem o HelpDesk da Caixa sabiam me ajudar. Por vezes precisei quase ensinar o atentende sobre o assunto.
Acabaram por cancelar o primeiro e pedir um novo.
OITENTA DIAS DEPOIS, já com os prazos para rescisão a vencerem, passei por cima da minha teimosia e pedi o CD na empresa que me indicaram.
Fui até o escritório com todos os documentos e em MEIA HORA estava tudo pronto. No dia seguinte fiz a emissão do CD que permitiu o contabilista dar continuidade a rescisão.
A decisão pela Caixa foi pela proximidade, mas principalmente pela credibilidade que um banco federal me passa, ou melhor, passava.
Não sei se ficou claro o meu drama, e se me expressei bem, mas a finalidade do post é principalmente orientar os colegas sobre o tema.
E de verdade, espero que nenhum de vocês passe por isso.
Em tempo: Alguns escritorios de contabilidade fazem esse processo, mas como é um certificado que tem senha e permite muitos usos, de um modo geral, é melhor que o façamos.
Em relação a valores, o da Caixa custou R$ 100,00 (que eles me devolveram) e o da Soluti custou R$ 145,00.
Até logo,

Published in: on 26 de julho de 2015 at 20:28  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2015/07/26/certificado-digital-voce-sabe-o-que-e/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

