Segurança

 

 

Esse tema é um bocado pesado, mas cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Como parte integrante da sociedade, a Insegurança atual no nosso país, nos atinge como a todos os outros. Acredito que não somos mais nem menos vulneráveis.

Nos idos de 1970 (minha lembrança mais antiga), ir ao dentista era como ir ao cabeleireiro. A grande maioria dos consultórios funcionava com portas abertas, e poucos colegas tinham atendentes. O paciente chegava, se acomodava numa das cadeiras na recepção e esperava o doutor aparecer. Os atendimentos eram por ordem de chegada. Nada de hora marcada. Alguns colegas atendiam com a porta aberta, para poder controlar a chegada do próximo cliente.

Os pagamentos eram feitos em dinheiro, no decorrer do tratamento. Alguns mantinham quantias na gaveta, para facilitar o troco. Bons tempos!!!

A crescente da violência foi mudando esse quadro e hoje poucos acreditam que um dia fora assim.

O perfil do nosso negócio que necessita de áreas não muito grandes, acabou por concentrar os consultórios em sobrelojas ou conjuntos em prédios comerciais. A grande maioria de nós tem algum sistema de segurança, ainda que seja um vídeo porteiro. Poucos ainda tem a porta aberta, e quase sempre tem uma atendente. Dificultar a entrada de estranhos é o foco inicial, mas isso pode ser mais perigoso, caso um assaltante consiga entrar. Trancado na sala com a equipe, dificulta a percepção de que algo esteja errado por um vizinho, por exemplo. Em 2013 tivemos casos que vitimaram colegas justamente por isso.

Receber em dinheiro é pouco frequente, e os cheques, passaram a ser mal vistos, pelo aumento nos casos de devoluções. O recebimento com cartões de crédito e débito passou a ser uma boa prática, mas gerou custos.

Alguns colegas limitaram o horário de atendimento, evitando assim sair tarde e sozinho, mas isso gerou problemas para aqueles clientes que não conseguem vir mais cedo. Mulheres, que são atualmente a grande maioria dos profissionais, são ainda mais visadas e vulneráveis.

Segurança de rua, video porteiro, alarmes, botões de pânico, tudo isso tentando resolver aquilo que os governos não conseguem, que é dar Segurança Publica para sua população. E infelizmente, isso não se restringe aos grandes centros.

 

 

Anúncios
Published in: on 13 de fevereiro de 2014 at 14:12  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2014/02/13/seguranca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: