ILUMINAÇÃO

 

refletor

desculpem a qualidade, mas foi a unica foto que encontrei.

 

Hoje, como faço a grande maioria dos meus dias, comecei o retratamento endodôntico de um 17, que foi tratado há mais de 30 anos, e na radiografia o tratamento parece insatisfatório.

Aumento de espaço pericementário , dor espontânea que cedia parcialmente a AINES mas que era exacerbada na percussão vertical.

A imagem sugeria ter cone de guta nos canais palatino e mesio vestibular.

Raízes fusionadas e camara pulpar preenchida por uma retenção de prótese fixa. O remanescente se esconde atrás do 16.

O colega indicador já havia removido a prótese, o que facilitou minha vida.

Abri, limpei a câmara pulpar e iniciei minha inspeção.

A posição dos canais tratados deixava clara a existência de um canal disto vestibular. Mas onde???

Munida de meu super hiper ultra explorador de ponta reta, saí em busca e 40 min depois,  Achei!

Mas,você, meu caro leitor, deve estar se perguntando, onde entra o tema do post?

Então, o leitor mais jovem não deve ter nem a informação sobre a existência do artefato da foto acima.

Este refletor consistia numa pequena caixa retangular com dois buracos numa das faces, que eram fechados com vidro. No interior havia uma lâmpada atrás de um anteparo que direcionava a luz para um jogo de espelhos, que posicionados de forma tal, faziam a luz que saía pelos tais buracos, convergirem num ponto comum. A boca!

A intensidade da iluminação, comparada as atuais, parecia com uma vela.

Eu, claro, apesar de jovem, tive um desses que veio junto com a cadeira FUNK que eu comprei de segunda mão.

Agora, imagine se for capaz, ter que localizar o canal que eu descrevi acima, às 19h com esta iluminação? Ou num dia nublado, numa sala sem iluminação natural?

Há muito que eu aprendi não criticar o trabalho alheio, e isso não é corporativismo.

Hoje, especialmente eu me peguei pensando nas condições que o colega tinha na época, e vamos combinar, durou mais de 30 anos.

Por isso, com esse post eu rendo HOMENAGENS aos colegas que praticavam uma odontologia de qualidade, ainda que sem os recursos que temos hoje.

 

Published in: on 17 de abril de 2013 at 23:14  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2013/04/17/iluminacao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário