ORTODONTIA

Quem me conhece ou me acompanha, sabe como eu amo ser Clinica Geral, ou Dentista da Familia, como gosto de chamar.

Gosto de poder orientar meus clientes sobre todas as duvidas, mas quando o assunto é Ortodontia, o bicho pega. Não entendo nada.

Frequentei as aulas normalmente, e até que tentei, mas não é minha praia.

No meu caso, fazíamos a análise cefalométrica na nossa propria radiografia. Não sei se sempre é assim.

Sobre a  radiografia lateral de face, colávamos um papel manteiga e transferíamos os pontos cranianos:  porio, nasio, ângulo ANB, gônio, pogônio, sela, base, etc, além do desenho dos primeiros molares e dos incisivos centrais.

Depois riscávamos os planos horizontal, de Frankfurt etc.

Analise do padrão dentário, análise do perfil, discrepância de Tweed.

Tudo devidamente marcado, era só analisar os ângulos e, voilá, classifica-lo!

Classe I, II ou III de Angle. Mordida aberta, cruzada, etc.

No meu caso, marquei os pontos, tracei os planos, mas na hora dos cálculos…

Passados dias sem conclusão, e chegada a hora da entrega a cefalometria, resolvi meu problema copiando os dados de outro colega. Não achei que os professores fosse analisar um a um. Mas analisaram, e no meu caso, ao lado de cada dado incorreto estava escrito em vermelho: Onde você achou esse valor? Ainda bem que a pergunta não foi ao vivo, senão eu teria de dizer: Colei!

A clinica da graduação é quase que um braço da odontopediatria. Ou era!

Não começávamos nenhum tratamento complexo, primeiro porque não sabíamos, e segundo porque fatalmente não o terminaríamos.

Grade palatina, Disjuntor palatino, mantenedores de espaço.

Na realidade fazíamos mesmo Ortopedia, visto que não se mexia com os dentes. Eram só aparelhos móveis.

No laboratório dobrávamos muito fio.

Não tínhamos os arcos pre curvados que existem hoje em dia, então, bora queimar os dedos no aço.

Mui simples e prático.

Placa de Hawley – De posse de um modelo de gesso, ajuste o fio na curvatura da vestibular dos superiores anteriores, seguindo uma carta guia. Se vc exagerar, retifique o fio.  Na altura do canino faça uma alça.  Siga com a parábola até a altura da distal canino superior de ambos os lados e passe o fio para a palatina. Faça dois grampos circunferenciais nos primeiros molares superiores, que também é muito simples. Vc só precisa dobrar o fio, o mais próximo da circunferência do dente, na altura da linha do equador e fazer dobras de retenção no final. Encere o palato, inclua, acrilize, dê acabamento e… Tente readaptá-lo no modelo. Fatalmente ele não encaixará :/

E os alicates??? 121, 139, 125 de corte, para fios 0,6 – 0,7 – 0,8mm etc.

E a confecção das bandas? Também nada de pré fabricadas. Isso, graças à Deus, eu nem cheguei a fazer.

Bem, acho que deixei claro que Ortodontia nunca fez meus olhos brilharem como está fazendo brilhar os olhos do meu amigo Fabricio do Vida de Dentista, que está amando a especialização.

Como eu nunca mais fiz nada de ortodontia, tudo o que sei sobre isso hoje é que pode-se escolher a cor das borrachinhas 😉 e essas considerações fiz de memória. Perdoem se me enganei em algum ítem.

Brincadeiras à parte, admiro muito esta cadeira e os avanços são gritantes.

Ortodontia lingual, fios com memória, brachets de cerâmica, auto ligados, alinhadores sequenciais, etc.

Se você quer tem um sorriso alinhado e qualidade de mastigação, procure um bom profissional, veja qual mais se encaixa na sua necessidade e vá em frente.

Sua saúde agradece!

Fonte imagem: CETROBH

Published in: on 9 de outubro de 2012 at 14:43  Comments (1)  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2012/10/09/ortodontia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] Finalmente, a Ortodontia! –> Odontostalgia […]


Deixe um comentário

