Odontologia Legal

 

A Odonto legal, como chamamos na faculdade, é a  especialidade que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físico, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.

 

Para o publico em geral, o odonto legista é o responsável pela tanatologia (investigação da identificação humana pós-morte) dos  passageiros dos acidentes de avião, quando são carbonizados e a identificação por outros meios é impossível.

 

Todos nós já ouvimos um dia:  “Dra. guarda bem meus rx, vai que…

 

Confiável e barato, o método de identificação dentária permanece como o mais consistente, já nas situações onde registros dentários não são disponíveis as amostras de DNA são a estratégia ideal, o que se vê constantemente em casos de investigações criminais e jurídicas.

 

No passado, confiamos em impressões digitais, métodos odontológicos, radiológicos e patológicos para identificação, agora, em adição a esses métodos, as ferramentas da biologia molecular estão sendo usados com uma freqüência cada vez maior, e a identificação vem sendo baseada em tipificação de DNA, uma nova abordagem para a busca da identidade.

 

Avanços científicos recentes patrocinados pelo NIDR (National Institute of  Dental Research) mostram que a mais importante proteína encontrada no esmalte humano – amelogenina – tem uma ‘assinatura’ diferente (ou tamanho e padrão da seqüência de nucleotídeos) no esmalte de homens e mulheres. A diferença no tamanho e padrão desse dois genes é bastante suficiente para ser usada como um determinante eficiente de sexo em amostras muito pequenas de DNA obtidas de esqueletos e restos humanos.

 

É ela que faz a perícia em vestígios correlatos, inclusive de manchas ou líquidos oriundos da cavidade bucal ou nela presentes.

 

O Odontolegista pode ainda atuar em identificações antropológicas, de superposição de imagens, reconstrução facial e os casos de marcas de mordida, e as perícias em indivíduos vivos, por exemplo, nos casos de lesões corporais em vítimas de agressões, acidentes e em decorrência de erros profissionais.

 

Em alguns casos, quando da investigação de crimes de morte, a Odontologia Legal auxilia, por exemplo, na identificação do assassino, analisando e comparando as arcadas do suspeito, e as marcas de mordidas na vitima.

 

Pesquisa: 

http://odontologika.uol.com.br/odonto_legal.htm

http://www.odontoforense.com/2011/08/pericia-odontolegal.html

Anúncios
Published in: on 22 de julho de 2012 at 21:53  Comments (1)  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2012/07/22/odontologia-legal/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] A Odontologia é legal! –> Odontostalgia […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: