Odontologia Social

Se não me falha a memória, acho que essa cadeira era às sextas feiras.

Talvez por isso eu não me recorde muito bem! hehehe!

Pra quem não sabe, as faculdades de Odontologia, através dos seus alunos, oferecem atendimento gratuito, ou parcialmente subsidiado, a população. Para os alunos da graduação são encaminhados casos mais simples, e que serão de SUMA importância para sua formação.

Esses pacientes nos chegam, na maioria, através do pronto socorro.

As cadeiras de atendimento clinico tem também os dias de triagem. Professores e/ou assistentes, analisam os casos e encaminham para as respectivas cadeiras.

Como se sabe, infelizmente, a Odontologia, assim como os serviços básicos, nem sempre chegam a população mais pobre. Para algumas pessoas, nem mesmo os atendimentos das faculdades são acessíveis.

Eu não sei se todas as faculdades tem o mesmo programa, mas acredito que com algumas variações no modelo, todas tem a sua Semana POP.

Na OSEC/UNISA, a Semana POP (Semana Piloto de Odontologia Preventiva), que este ano teve a sua 34* edição ocorre no meio do primeiro semestre, com o objetivo de levar a Odontologia extra muros.

Basicamente o trabalho se dá em escolas cadastradas e tem principalmente foco na Odontologia Preventiva.

Nas escolas são distribuidos escovas e material educativo, são também feitas palestras com orientação de higiene bucal e alimentação, além da coleta de dados para os índices de CPOD utilizados em levantamentos epidemiológicos.

Na minha época o foco eram as crianças do ensino fundamental (primário). Atuelmente o programa foi ampliado para idosos e gestantes.

Era cansativo, mas era uma delícia!!!

A UNISA fica há 30km do centro de SPaulo. Extremo sul da capital. As escolas selecionadas para o programa eram ainda mais longe. No meu ultimo ano foi o que eu participei mais ativamente. Fui coordenadora de uma escola. Ela ficava em Parelheiros, um bairro ainda mais ao sul. Acreditem, tinha remanescentes de aldeia indigena.

Para as crianças, que na grande maioria, eram muito pobres, com seus uniformes surrados (já tinham sido usados pelos outros irmãos e ainda serviriam aos mais novos, bem como os chinelos que alguns traziam nos pés) a agitação daquela semana era um evento.

Aqueles moços e moças bonitos (segundo eles), de branco, estudantes de faculdade, alí, ao alcance das mãos. Seus olhinhos brilhavam. E os nossos também.

_Uma, pra todo mundo!!! Era resposta mais recorrente a pergunta: Quantas escovas de dentes tem na sua casa?

E quando perguntei a um menino de oito anos se ele usava fio dental, ele respondeu: QUE É ISSO!! Isso é coisa de mulher!!!

Algumas crianças tinham medo achando que íamos “rancá” os dentes “podre”, já outras esperavam que fizéssemos isso. Era a sua chance.

Algumas mães mandavam ex alunos para a escola naqueles dias, esperando que eles também fossem atendidos.

A direção escolar, todo o corpo docente e pessoal de apoio eram só gentileza.

O campus da faculdade ficava longe pra eles, mas ao término da semana tínhamos a esperança de ter plantado uma semente naquelas cabecinhas, a fim de que procurassem tratamento.

Hoje, passados mais de 20 anos, espero que todos sejam bons homens e mulheres, pais de familia, e com condições melhores do que as que tiveram.

Tinha uma comissão julgadora, que visitava as escolas e premiava as equipes que tinham conseguido melhores resultados, e o melhor, o resultado era anunciado e a premiação feita na FESTA de ENCERRAMENTO da Semana POP.

Alguns colegas lembram somente das festas, e outros, não lembram (ou preferem esquecer) tudo o que acontecia naquele dia.

A juventude é maravilhosa.

Tomara o evento continue acontecendo por muitos anos, levando a Odontologia a quem pouco tem acesso e principalmente trazendo aos alunos a possibilidade de contato com outras realidades.

Anúncios
Published in: on 7 de junho de 2012 at 20:17  Comments (1)  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2012/06/07/odontologia-social-30/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] Quantas escovas de dente tem na sua casa?   –> Odontostalgia […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: