Histologia

Fazer Odontologia pra mim foi uma decisão sem data certa.

Um dia, durante uma daquelas intermináveis discussões do que eu vou ser quando crescer, uma colega me perguntou: Célia, já que você vai fazer Odonto, esse ano vai ter técnico em Prótese Dentária, por que você não presta?

Eu também não sabia muito bem o que era prótese dentária, mas isso conto outra hora.

Pois bem. Nunca me interessei pelas disciplinas que teria, mas imaginava que teria Biologia. E tive mesmo, fracionada em muiiitas sub-matérias.

Odontologia é um curso caro. Mas as listas de materiais são MUITO piores. A maioria da população não sabe, mas todo o material utilizado, sim TODO, é comprado pelo aluno. Na minha época, na OSEC, o material de consumo era fornecido, mas hoje, quase nada.

Mas no primeiro ano, a lista não tem muitos itens. As aulas são muito teóricas. O peso ficava por conta dos livros e apostilas xerocadas (numa época  em que isso não era crime), mas um item da lista de Histologia chamou atenção pelo inusitado: UMA CAIXA DE 12 LAPIS DE COR? Oi? Cuma?

Bem, para isto eu tinha dinheiro e pude comprar à vista. Comprei logo um FABER CASTELL!

Histologia  é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. É uma das disciplinas fundamentais dos cursos das áreas biológicas e de saúde (wikipedia).

Por exemplo: alguns anestésicos utilizados em odontologia são metabolizados no figado, então, saber as propriedades hepaticas se faz necessário.

Tecido conjuntivo, nervoso, epitelial, etc.,  é o tema nessa disciplina. Mas e os LAPIS??

Ah, os lapis!!!

Aula de laboratório de histologia. Um microscópio, uma lâmina preparada com o tecido tema e, voilá!

Com os tais lápis nós tínhamos que reproduzir, em DETALHES e com FIDELIDADE, o que víamos no microscópio.

http://blog.clickgratis.com.br

Para odontoblastos, amelobrastos e dentinoblastos, o rosa caía bem!

Para epitelio plano estratificado, ocre (se você tivesse comprado a caixa de 24 cores) ou marrom.

Para tecidos musculares, as variações do azul!

Prolongamentos odontoblásticos, túbulos de dentina, neurônios, fase de germe, fase de capuz, tudo isso visto nas lâminas e reproduzidos no sulfite.

E,  MARAVILHA das MARAVILHAS, a prova prática.

Sentado em frente ao microscópio, você era confrontado com uma LÂMINA!

Acho que mentalmente todos pediam: Tomara que seja de dente! Tomara que seja de dente! Claro que era para nós o mais familiar, mas nem sempre dava certo 😦

Neste caso não precisava desenhar, bastava lembrar de todos os desenhos que tínhamos feito, de cada camada, analisar  a imagem e nomeá-las.

Essa disciplina não me deixou traumas, a não ser a confirmação de que eu não tenho nenhuma aptidão artística, mas até hoje reconheço uma fase de campânula 🙂

Não sei se hoje ainda é assim. Você acadêmico ou recém formado, deixe nos comentários como são as aulas atuais e quais matérias são dadas ano a ano.

Valeu! 🙂

Published in: on 10 de maio de 2012 at 14:34  Comments (4)  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2012/05/10/histologia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Não preciso nem dizer que eu ADORAVA as aulas de histologia… 😀

  2. […] Ah, os desenhos na aula de histologia… –> Odontostalgia […]

  3. vou começar a cursa odontologia esse ano, e os veteranos anunciaram em um grupo para os calouros que a caixa de lapis de cor que sera usada nas aulas de histologia custa 400,00 e o apontador 90,00 é serio que tem que ter um lapis de cor proprio para tal aula?

    • Oi Mariana,
      Não me consta que tenha lápis nem apontadores especiais.
      Veja bem, deve ser parte do trote.
      Guarde isso. Ano que vem vc se vinga nos seus “calouros”.
      Bem vinda!


Deixe um comentário

