Toxina Botulinica e Acido Hialurônico por dentistas – Poder pode, mas não deve!

“Peço desculpas aos meus seguidores e leitores por tratar de algo nada nostálgico, pelo contrário, bem contemporâneo.”

Antes de mais nada, quero deixar bem claro, que esta é apenas a minha posição.

Não sou a dona da verdade, e meus 45 anos me ensinaram, que rever conceitos, é nobre.

Talvez um dia eu reveja este, mas por hora é assim que penso.

Um colega no face me perguntou quais meus argumentos pra ser contrária a essa ação.

Veja, não tenho argumentos, tenho posição. Assim como acho que tatuadores não devam colocar “pircing” em lingua e dentes, por desconhecer a dinamica da boca, sou contra o botox por CD. Ainda que tenhamos sido muito bem formados, e me vejo assim, não temos conhecimento profundo sobre a atividade celular e resposta tecidual frente a ação desses produtos. Penso que isso deva ser feito por medicos, sim.

O Otorrinolaringologista não tem conhecimento para tratar gengivite, então eu devo me restringir a minha área de atuação: Orofaringe.

Nós entendemos muito de mastigação e digestão, mas nem por isso saimos tratando gastrites ou refluxos. Isso é coisa pra Gastroenterologista.

Diminuição de rugas e sorriso gengival pela ação de preenchimento e da paralização dos musculos é muito sério.

Infelizmente parece que se está brigando por ítens de um espólio. Quem tem direito de aplicar a técnica.

No meu ver, quem estiver preparado, mas, sinceramente, não vejo os dentistas prontos para isso.

Análise criteriosa do sorriso, das atividades musculares envolvidas na situação, da flacidez tecidual, os efetivos por quês é que me preocupam. Não estou dizendo que não haja CD com capacidade e conhecimento para efetuar tais manobras, mas não é algo que se possa sair fazendo com um  curso de 16h.

Lembremo-nos que a técnica será aplicada em alguém com expectativas que podem não ser atingidas e criar mais prejuízo que beneficio. Processos judiciais podem acabar com carreiras antes promissoras.

Volto a dizer:  Essa é apenas a minha opinião, e me reservo o direito de reavaliá-la, mas por hora é isso.

Published in: on 7 de setembro de 2011 at 20:20  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://odontostalgia.wordpress.com/2011/09/07/toxina-botulinica-e-acido-hialuronico-por-dentistas-poder-pode-mas-nao-deve/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

